PMOC ANVISA: tudo o que é necessário saber antes de contratar um especialista

Escolher um especialista que planeje e execute a PMOC de acordo com as exigências da ANVISA, nem sempre é uma tarefa fácil para os profissionais que representam a empresa, pois isso mostra o resultado de suas escolhas. Mas e então, como saber quem contratar?

Saúde. Essa é a palavra que mais tem feito parte das discussões cotidianas nos últimos tempos, principalmente após a pandemia de Covid-19, que desde o final de 2019 vem abalando o mundo em diversas frentes: trabalho, economia, educação, saúde, e por aí vai.

No que se refere a qualidade do ar, muito foi discutido sobre o uso do ar condicionado durante esse período de pandemia, alegando que o seu uso era prejudicial à saúde das pessoas, onde se pensava que o aparelho contribuia para a disseminação do vírus.

Mais tarde, foi esclarecido pela ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ventilação e Aquecimento) que o ar condicionado em si não prolifera o vírus de Covid-19, mas sim o seu mau funcionamento causado pela falta de manutenção e higienização correta. Essa afirmação defende que o uso correto do ar condicionado, na verdade, pode ser um aliado contra o coronavírus, visto que ele contribui em 4 importantes fatores para garantir um ar de qualidade:

  • Renovação do ar: as pessoas que transitam no ambiente terão o ar renovado constantemente;
  • Filtragem: as partículas fungicidas, bactericidas, acaricidas e outros contaminantes presentes no ar são retidos pelo aparelho;
  • Controle de temperatura e umidade: o ambiente fica muito mais confortável e saudável para circular;
  • Monitoramento da qualidade do ar: níveis de poluentes mais conhecidos, como: CO2 e fungos são mantidos dentro dos níveis determinados para os ambientes fechados.

Desafio para os profissionais

Para quem tem em mãos a responsabilidade de cuidar da vida de diversas pessoas, oferecendo uma infraestrutura predial adequadamente ventilada através da PMOC, a carga de responsabilidade parece pesar. Por quê?

Gestor de facilities decidindo qual profissional escolher para realizar a PMOC na empresa

Primeiro, porque orgãos reguladores e preventivos fiscalizam as empresas e estabelecimentos onde a capacidade do ar condicionado ultrapassa 5TRs (15.000 kcal/h = 60.000 BTU/H), confirmando se os mesmos atendem as conformidades exigidas pelo Ministério da Saúde – ANVISA para garantir às pessoas um ar adequado.

Segundo, existe a dificuldade em encontrar no mercado, profissionais com mão de obra qualificada para executar o serviço de manutenção em ar condicionado e aí, a insatisfação com os serviços utilizados e a desconfiança com o que o mercado apresenta em suas propostas.

Visando garantir facilidade aos profissionais na tomada de decisão, apresentamos neste conteúdo quais às obrigatoriedades as empresas devem atender para com os sistemas de ventilação e como um bom plano de PMOC, realizado por um profissional especializado, evita que as empresas recebam multas, que podem variar entre R$ 2.000,00 a R$ 1.500.000,00.

Continue a leitura e obtenha todo o conhecimento necessário para encontrar especialistas que ofereçam um serviço ágil e de qualidade.

Obrigatoriedades do sistema de ar condicionado nas empresas

Devido à má qualidade do ar, muitas pessoas apresentam problemas de doenças respiratórias, principalmente quando o assunto é em ambientes internos, onde o problema se agrava ainda mais. Entenda o porquê:

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), mais de 7 milhões de pessoas morrem no mundo por causa de doenças causadas pela má qualidade do ar. Mais de 4,3 milhões de óbitos são causados só por causa da má qualidade em ambientes internos.

Nesse sentido, a má administração do sistema de ventilação – principalmente o artificial – nas empresas, traz problemas sérios à saúde dos colaboradores. Isso reflete no aumento do número de afastamentos por doenças ocupacionais e ainda no pagamento de indenização por danos morais por não estar em conformidade com a NR17.

PMOC ANVISA: LEI 13.589/2018

Para melhorar o desempenho dos sistemas de ventilação nas empresas, o Ministério da Saúde em conjunto à ANVISA apresentou em uma resolução, uma série de critérios necessários para atender, e assim garantir um melhor ambiente para atividades laborais.

Através da normatização da ANVISA, foi sancionada a LEI n°13.589/2018 que determina:

“Todos os edifícios, seja ele de uso privado ou particular, que possuem ambientes climatizados artificialmente devem dispor de um Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC dos respectivos sistemas de climatização visando à eliminação ou minimização de riscos potenciais à saúde dos ocupantes.”

Ar de qualidade é igual produtividade

Segundo estudos feitos pela Universidade de Harvard, ambientes que atendam às exigências de qualidade do ar em ambientes fechados apresentam melhora na produtividade de seus colaboradores, diminuindo o número de absenteísmo nas empresas.

Esse estudo serve também para pessoas em outros ambientes em que há uma maior exposição ao ar climatizado mecanicamente, como é o caso de pacientes internados em hospitais.

Portanto, com os dados apresentados de que o ar é um dos responsáveis pela saúde das pessoas presentes no ambiente e, com a determinação do Ministério da saúde para garantir que as empresas estejam em dia com suas obrigações quanto ao sistema de ventilação, as empresas devem estar em conformidade com a PMOC. E para que isso aconteça, é necessário contar com a ajuda de profissionais especializados.

O que quer dizer cada etapa da PMOC?

O PMOC realizado por um profissional especialista objetiva fazer todo o mapeamento do sistema de climatização instalado nas empresas, e após uma verificação do seu funcionamento e identificação dos problemas apresentados, ele determina quais ações de higienização e manutenção devem ser adotadas para melhorar a performance do sistema de ar, além de estabelecer a periodicidade que essa manutenção deve ser feita.

Abaixo, você confere todas as etapas da PMOC que o especialista responsável colocará em prática para oferecer um ar de qualidade.

Plano de Manutenção

Nessa etapa é feito um levantamento de todo o sistema de ventilação, quais equipamentos fazem parte do sistema, localização, tamanho do ambiente, etc. Após, é feito uma espécie de roteiro informando como a manutenção nesse sistema deverá ser feita.

Operação

Na etapa de operação, é feita a correção do sistema, ou seja, todas as etapas de limpeza e reparo.

Controle

Nessa última parte, o controle do sistema de ar é ajustado de acordo com o que foi apresentado durante o processo de manutenção. Ou seja, é a fase em que todos os erros encontrados são constantemente acompanhados pelos técnicos responsáveis para garantir seu perfeito funcionamento.

E as vantagens disso tudo?

Vantagens da PMOC realizada com um especialista

Contratando um profissional especializado, além de manter seu sistema de ventilação em conformidade com as obrigações legais, você obtém ainda mais economia para a sua empresa, pois, equipamentos e sistemas que passam previamente por manutenções regulares, geram uma economia de até 40% nas contas de energia elétrica.

Portanto, quando o especialista realiza adequadamente a PMOC na empresa, ele te ajuda a apresentar resultados em: diminuição dos custos com manutenções emergenciais – principalmente em épocas de calor; durabilidade maior dos equipamentos, pois, é comprovado que a falta de manutenção pode reduzir em até 70% o tempo de vida útil dos equipamentos.

Os especialistas da Doctor Frio realizam serviços de limpeza e manutenções em ar condicionado com diferenciais que vão além do que o mercado oferece.

Diferenciais que um especialista Doctor Frio em PMOC entrega as empresas

Os técnicos, engenheiros e até mesmo os atendentes são preparados para garantir qualidade no serviço em todas as etapas, mostrando que realmente acreditam na qualidade dos serviços que realizam.

Os técnicos trabalham com agilidade e rapidez, porque o foco é realizar atividades com base na Manutenção 4.0. O que é isso?

É o gerenciamento 360º de todo o sistema de manutenção do ar condicionado realizado para sua empresa. Dessa forma, enxergamos de forma completa tudo o que acontece, nos permitindo te atender com um serviço de referência desde a:

  • abertura de chamados;
  • chegada da equipe técnica ao local;
  • relatório fotográfico;
  • até a geolocalização da equipe.

Os clientes que contratam os serviços da Doctor Frio têm a garantia de que seus planos de PMOC serão assinados por profissionais legalmente habilitados e registrados nos órgãos competentes como, ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) junto ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).

Especialista Doctor Frio realizando a manutenção em ar condicionado para ajudar as empresas a realizarem a PMOC de acordo com normas da ANVISA

Não espere o sistema de ventilação apresentar problemas na empresa, ou pior, não espere que a fiscalização encontre irregularidades. Compartilhe esse conteúdo com todos os responsáveis na empresa e juntos, colaborem para a melhoria no ambiente de trabalho.

Precisando de um especialista para falar sobre PMOC, acesse nossa página.